Universidade de Vilnius
(Lituânia)
A Universidade de Vilnius é uma universidade clássica com 440 anos de tradições académicas e a mais vasta gama de programas de estudo na Lituânia. A universidade oferece um ambiente académico centrado na excelência na investigação e no ensino. A Universidade de Vilnius é a 1ª na Lituânia, de acordo com a classificação nacional. É o estabelecimento de ensino superior mais popular e mais reconhecido entre os licenciados do ensino secundário lituano. A Faculdade de Kaunas é a única subunidade académica da Universidade de Vilnius que está localizada numa cidade diferente. A Faculdade é interdisciplinar, ou seja, engloba programas de estudo de três campos diferentes da ciência: Humanidades, Ciências Sociais e Físicas (Informática). A Faculdade tem acumulado experiência na realização de programas de estudo de Marketing: O programa de estudos de Mestrado em Marketing e Gestão Comercial está a decorrer há mais de 20 anos. Relevante para esta proposta de projeto é o recém-lançado programa BSc em Tecnologias de Marketing (Área de Estudo - Ciências Tecnológicas; Área de Estudo - Engenharia Informática) que irá contribuir diretamente para este projeto e beneficiar do mesmo.
Instituto Politécnico de Tomar (Portugal)
O Instituto Politécnico de Tomar remonta a 1983, como Escola Superior de Tecnologia independente, e os primeiros cursos de graduação começaram em 1986. A 1 de Janeiro de 1997 tornou-se o atual Instituto, com 3 Escolas Superiores, 2 sediadas em Tomar e 1 em Abrantes. É uma Instituição de Ensino Superior pública e compreende atualmente dois campus: o campus principal em Tomar com mais de 10ha e o campus de Abrantes. Atualmente, cerca de 4500 membros integram a nossa comunidade académica: 4000 estudantes, 300 docentes e 125 funcionários. Com laboratórios bem equipados nos sectores da tecnologia, património e artes, oferece mais de 20 cursos de graduação, vários programas de mestrado e também vários cursos técnicos. Colabora também com alguns programas de doutoramento oferecidos por outras instituições. A PT tem um Centro de e-learning há mais de 10 anos e os recursos técnicos e humanos para o desenvolvimento de conteúdos, serviços e contextos de e-learning. O IPT recebeu em 2008 o Prémio Ouro da Comissão Europeia em reconhecimento da sua experiência e boas práticas na gestão de Programas Intensivos, o ECTS e o SD Label em reconhecimento das boas práticas em Mobilidade (2008-2016), bem como as Melhores Práticas Erasmus+ 2018.
ISMA - Universidade de Ciências Aplicadas (Letónia)
A Universidade ISMA LOGOISMA é uma das principais instituições de ensino superior da Letónia. ISMA tem tradições ricas e uma visão clara do futuro dentro do espaço comum do ensino superior europeu. Os estudantes da ISMA têm a oportunidade de realizar os seus sonhos, obtendo conhecimentos adquiridos nas cinco direcções, que são acreditadas pelo Ministério da Ciência e Educação da República da Letónia. A ISMA assegura com sucesso o desenvolvimento contínuo, o que hoje em dia é uma vantagem no mercado de trabalho letão e europeu, ao mesmo tempo que oferece uma educação competitiva, que combina teoria e prática. Actualmente, a ISMA oferece a estudantes letões e estrangeiros para estudar a todos os níveis: ensino superior profissional de primeiro nível, licenciatura, mestrado e doutoramento. Portanto, a ISMA oferece aos seus estudantes uma oportunidade de receberem a educação que vai ao encontro dos seus planos futuros, é orientada para o mercado de trabalho e assegura o desenvolvimento de competências criativas e de liderança.
Universidade Politécnica de Bucareste (Roménia)
A Universidade Politécnica de Bucareste é a maior Universidade Técnica da Roménia, contribuindo grandemente para o desenvolvimento do Ensino Superior no país. Tem uma vasta gama de conhecimentos especializados na promoção da inovação e criatividade em Engenharia Técnica, incluindo os novos conceitos da Indústria 4.0, sendo estes conceitos ensinados aos estudantes durante vários anos. Isto inclui cursos sobre tecnologias CAD/CAM, fabrico de aditivos, eco-design e eco-tecnologias que estão também entre as competências nucleares dos nossos estudantes, conceitos que são ensinados durante vários anos a estudantes de Engenharia. O pessoal académico e técnico de um dos seus centros de investigação e inovação UPB-CAMIS, tem experiência em tecnologias de engenharia modernas e inovadoras para a Indústria 4.0, incluindo fabrico de aditivos e tecnologias virtuais e aumentadas dentro da Faculdade de Engenharia e Gestão de Sistemas Tecnológicos (EMTS). Os conhecimentos teóricos e práticos sobre princípios da Indústria 4.0, fabrico de aditivos (que inclui tecnologias de impressão 3D) estão entre as competências que os estudantes ganham no final dos seus estudos de BSc. O centro CAMIS RDI, tem uma vasta experiência com projetos da UE. A CAMIS esteve envolvida em vários projetos financiados pela UE com resultados altamente apreciados pelos públicos-alvo e utilizadores finais na área da Indústria 4.0. A UPB é também reconhecida pela Autoridade Nacional de Qualificação como um fornecedor educacional de formação contínua para cursos de Design Assistido por Computador (autorização ANC B0008501, 40/2069/23.12.2014, autorização B 0008002, 40/6251/21.08.2014). A UPB-CAMIS também administra o seu próprio sistema de gestão de aprendizagem e tem uma vasta experiência em e-learning e educação de adultos, incluindo o VET (o seu interesse neste projeto). Tem uma experiência considerável em atividades de garantia da qualidade do projeto, incluindo a avaliação interna e externa das atividades e resultados do projeto.
Instituto de Tecnologias de Informação (Lituânia)
O Instituto de Tecnologias de Informação (ITI), instituição pública criada em 1997, começou como uma organização que cria grupos de trabalho profissionais temporários para projetos sobre conceção de sistemas de informação. O pessoal a tempo inteiro do ITI inclui gestores administrativos, financeiros e de projetos (5-10 pessoas). O ITI tem uma forte experiência na conceção e desenvolvimento de cursos de formação/teste de software de TI. A partir do ano 2000, o ITI começou com a implementação do programa ECDL (European Computer Driving License) na Lituânia. O ITI supervisiona a infra-estrutura de mais de 70 Centros de Testes ECDL na Lituânia. Atualmente, o desenvolvimento e a divulgação de sistemas de formação/teste relacionados com a literacia informática têm a maior importância para o Instituto. O ITI desenvolveu o Sistema de Testes Automatizados ECDL, que é autorizado pela Fundação ECDL. Atualmente o ITI está envolvido no desenvolvimento de soluções de aprendizagem/teste para ECDL, e-Citizen, CAD, 3DP, sistemas de informação sobre saúde, segurança e segurança infantil em lituano, letão, russo e línguas azeri.