“A União Europeia necessita de garantir que o conhecimento, as habilidades, a competência e a criatividade da força de trabalho europeia - especialmente os seus profissionais de TIC - atendam ao mais alto padrão profissional global e sejam constantemente atualizados em um processo de aprendizagem eficaz ao longo da vida." - Michel Catinat, Diretor de Unidade, TIC para a Competitividade e a Inovação Industrial, DG Empresa e Indústria, Comissão Europeia, 2015.
As TIC estão entre os principais setores da Europa, contribuindo cada vez mais para o crescimento económico e a criação de empregos nas economias avançadas. Apesar disso, de acordo com o E-skill in Europe Report (2014), a escassez de especialistas em TIC está em crescimento. A demanda por profissionais qualificados deve aumentar nos próximos anos. Especialistas afirmam que muitos jovens ainda estão escolhendo estudos diferentes das TIC.
Alguns investigadores, que possam estar interessados em estudos de TIC, no futuro não estudam assuntos relacionados a TIC, escolhendo uma especialização diferente na escola. Aqueles que concluem os estudos em TIC têm uma qualificação decente, que, no entanto, deve ser mais proficiente. Escolas de ensino secundário e universidades fornecem aos alunos apenas conhecimentos básicos de TIC. Se os estudantes quiserem trabalhar com conhecimentos específicos, deverão estudar complementarmente em centros de desenvolvimento de competências.
A situação atual justifica a necessidade de abordagem multidisciplinar à educação em TIC, novo design de currículos e criação de oportunidades (e condições) para obter as habilidades e conhecimentos necessários, o mais rápido possível (por exemplo, usando cursos on-line, princípios de aprendizagem ao longo da vida e etc.).
Do ponto de vista de perspectivas de longo prazo, os departamentos de TIC serão forçados a aceitar uma nova abordagem para a educação em TIC, o que poderia ajudar a diminuir lacunas e incompatibilidades entre as necessidades do mercado de trabalho e as necessidades sociais (ou expectativas) dos estudantes.
Existem 2 níveis de beneficiários que serão afetados pelo projeto. O grupo-alvo principal inclui: